quarta-feira, 11 de abril de 2012

A importância do corte

Olá florzinhas, hoje vim falar sobre um assunto delicado (pelo menos para mim), o corte dos cabelos. Passei tanto tempo tentando ter um cabelo comprido que hoje, quando ouço as palavras "corte", "aparar" ou "tesoura" meus cabelos se arrepiam! ^^ Brincadeiras a parte, já aconteceu muito comigo da cabeleireira cortar muito mais do que eu queria (e do que ela havia prometido, afinal qual o tamanho dessas pontas que elas tanto dizem que vão tirar?), mas apesar disso, sei que cortar é importante para a saúde dos cabelos. Não corto pela velha lenda de "quando corta cresce mais rápido", afinal nada comprova que o corte vá influenciar no que acontece lá em cima na raiz, mas porque pontinhas maltratadas deixam o cabelo muito feio o cabelo realmente precisa, de quando em quando, ser aparado.



Hoje, finalmente estou com uma cabeleireira ótima, que só corta o quanto promete e cuida bem demais das minhas madeixas e aproveitando que está chegando o grande dia de visita ao salão, vim postar mais uma parte do material da Unilever que a TRESemmé me enviou, lembram? É justamente a parte que fala sobre a importância do corte, que vai além da beleza e aparência, uma explicação básica e rápida, mas interessante e no final tem umas sugestões de corte.


A importância do corte:

Todo mundo já sabe que cortar o cabelo traz benefícios aos fios, mas você sabe por quê? A ponta do cabelo é a parte mais danificada do fio e, por isso, suga as proteínas em maior quantidade que as demais partes. Ao cortar a ponta, todo o comprimento do fio passa a ser igualmente nutrido. Sendo assim, o cabelo torna-se mais forte e bonito. Vale ressaltar que cada cabelo tem seu tempo, não existe uma periodicidade correta para se cortar o cabelo. O importante é sempre avaliar as pontas. Quando elas começam a ficar enfraquecidas, é hora de cortar!


Para cada rosto um corte:

Sabendo que cortar as madeixas com freqüência é importante para a saúde do cabelo, o próximo passo é escolher o tipo de corte. Quem não sente, de vez em quando, vontade de ousar no corte para mudar o estilo, para ficar diferente e, ao mesmo tempo, se sente inseguro de arriscar e depois se arrepender? Com essas dicas que preparamos para você, ficará mais fácil tomar a decisão certa e confiar na tesoura!


- Redondo:


As características são testa grande e bochechas cheias, por isso não combina com cortes muito curtos ou com volume no topo da cabeça. Use um chanel levemente repicado ou cortes geométricos e retos. Alongue o comprimento das laterais para afinar a bochecha.


- Quadrado:


Como o próprio nome já diz, tem linhas retas e testa e maxilar largos. Para quebrar a rigidez do formato, o mais indicado é um pouco de volume nas laterais e no topo da cabeça. Ondas e mechas também podem ajudar.


- Retangular:



Sua estrutura óssea é alongada e estreita. Por ser um rosto fino, combina bem com mechas nas laterais, um pouco mais de volume no alto da cabeça e uma franja, ou meia franja, para criar um certo movimento.


- Oval: 


Mais longo do que largo, tem o maxilar mais estreito do que as maçãs do rosto. Em geral, combina bem com todos os tipos de corte, texturas e comprimentos de cabelo.


- Coração ou triangular:





Possui a maçã do rosto mais larga e o queixo mais estreito. Para deixá-lo mais harmônico, opte por um corte com mais volume em cima e na altura dos maxilares.


- Triângulo invertido:



Também conhecido como pêra, tem testa estreita e queixo largo, por isso pede volume na parte de cima, até a altura dos olhos, e fios retos na lateral.


- Losango:



Tem testa e queixo estreitos e a maçã do rosto mais larga. Bastante harmonioso e equilibrado, é o formato que mais se adapta a qualquer corte, como o chanel.


Então é isso flores, viram como é importante cortar os cabelinhos? Não só para melhorar a aparência, mas também a saúde dos fios. Gostaram das sugestões? Com medo de ficar repetitiva é sempre bom lembrar que nada disso é um regra obrigatória, só sugestões mesmo, ok? rsrs Bjoks!

14 comentários:

  1. É mesmo verdade... Por vezes custa-nos muito ter de cortar o cabelo mas, a verdade é que a diferença é realmente notória... à cerca de um mês fiz isso ao meu... e ainda bem... está muito melhor!!!

    http://worldofpinkdreams.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!!
    Eu tenho tanto dó de cortar meu cabelo, só corto pq é preciso =)

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Deixe meu cabelo grande, não adianta fazer uma mega post com imagens e explicações maravilhosas eu não vou cortar....kkkkkkkkkkkkkk

    vim te convidar:
    Eu recebi uma Tag com 11 perguntas para responder, e me lembrei de você com muito carinho para que pudesse responder também essas 11 perguntas que estão no meu Blog. Por favor não se assuste, o meu ficou grande pois recebi a Tag duas vezes, mas garanto que é rápida a brincadeira. Como meu Blog não permite cópias visite o link http://www.anapaulamake.com.br/2012/04/tag-11-coisas-sobre-mim.html e deixe um comentário com seu email que enviarei todas as informações da Tag. Espero que goste assim como eu gostei da brincadeira. Muito obrigada. Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog! Tb tenho dificuldades na hora de cortar o cabelo... e tb tenho o meu cabeleireiro de confiança! Deixo-o inclusive decidir o corte quando eu estou mto indecisa! Inclusive no momento estou indecisa de corto um pouco mais curto ou não! Ó vida!!

    Quando puder passa no meu blog tb, no post atual estou falando sobre a nossa saúde!

    http://eucurtomto.blogspot.com.br/

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  5. Querida estou te seguindo! beijos ;)


    http://eucurtomto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Violeta, eu não conhecia o seu blog, e adorei!!!!! Essa postagem ficou demais, adoro assuntos sobre cabelos. O meu é sobre moda no videoclipe, dá uma olhadinha.
    Beijinhos
    modanovideoclipe.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a matéria!
    O cabelo muda o rosto de uma pessoa né?!
    bjos
    www.1001cosmeticos.com

    ResponderExcluir
  8. Como um boom corte valoriza o rosto, né?
    Eu adorei teu post.
    Um beijão!

    http://femininaevaidosa.blogspot.com

    http://zapatariabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Já tive problemas tb da cabeleireira cortar mais do que eu queria! Então agora só peço para aparar as pontas pra não ter erro hahaha!
    Adorei o post!

    Super beeijos =*
    Blog Momentos de Beleza
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, lindona!

    De três em três meses eu tô lá no salão para aparar as pontas dos cachinhos. Na verdade... já passou do tempo de eu ir lá novamente. ^^

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Super dica, é sempre legal ver esses posts que assim dificilmente erramos.
    Amei
    beijos
    Rose

    ResponderExcluir
  12. Ai Violeta, cortar os cabelos, mesmo que só as pontas me dá uma dó e eu fico achando horrível depois, mesmo cortando sei lá 2cm, não sabia que a parte danificada sugava proteína do cabelo, faz sentido, mas mesmo assim, vou pensar um pouquinho mais antes de cortar!
    Beijos, Jeh Galvão
    Blog Horadamake

    ResponderExcluir
  13. Cortei o meu final do ano bem curtinho e estou amando, um bom corte faz sim uma diferença !


    Bjs.

    Elaine
    http://useihoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por participar, sua opinião é muito importante! Bjoks!