terça-feira, 27 de março de 2012

Queda do cabelo - Parte 02

Olá flores! Ontem comecei a compartilhar o material que fala sobre queda de cabelo da Unilever que a TRESemmé me enviou há um tempinho atrás. Hoje venho com a segunda parte desse material, que agora fala sobre queda causada por algumas doença, a importância da nutrição em relação a força capilar e tira algumas dúvidas comuns em relação a queda de cabelo, vamos lá?




Queda dos Cabelos – Causas: 


Queda ocasionada por doença acidental:

A calvície acontece quando a taxa de queda de cabelos é superior ao normal e não há a reposição dos fios de cabelo e pode se manifestar de basicamente três maneiras:

- Androgênica: Existem folículos que estão geneticamente pré-programados para deixar de gerar cabelo e este mecanismo é ativado pela influência do hormônio masculino DHT (Dihidrotestosterona). Nos homens, esses folículos ficam concentrados em áreas definidas, gerando um padrão e, nas mulheres, eles ficam espalhados por toda a cabeça.

- Difusa: Este nome se dá porque os folículos que perdem o fio de cabelo estão espalhados por toda a cabeça (não estão concentrados em áreas específicas). Os motivos podem ser muitos: algumas drogas, como as usadas para quimioterapia; stress; alimentação deficiente; febre alta; período pós-parto. Nestes casos, a queda pára quando o “motivo” desaparece.

- Areata: Apenas uma parte do cabelo cai repentinamente sem motivo. A causa ainda não está clara entre os especialistas, mas quase sempre o cabelo volta a crescer sem efetuar nenhum tratamento.



Nutrição


Uma dieta balanceada, além de beneficiar o corpo, fortalece e deixa o cabelo mais bonito. Cabelo fraco e com aspecto danificado pode muitas vezes estar relacionado a uma dieta pobre em nutrientes. Quando a raiz do cabelo perde nutrientes e minerais essenciais por algum tempo, o fio pode ficar mais fino e até mesmo cair. As principais vitaminas para um cabelo saudável são a vitamina A (encontrada na cenoura, mamão, laranja, etc); a vitamina E, presente em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, girassol, etc); e a vitamina B12, encontrada em carnes vermelhas e no ovo. Entre os minerais que melhoram a qualidade e a aparência dos cabelos destacam-se o zinco, encontrado em frutos do mar, carnes vermelhas, aves, etc; o magnésio, presente no chocolate (pausa para um VIVA! \o/ rsrs), aveia e cereais integrais; e o ferro, disponível em carnes vermelhas, verduras de folhas escuras e feijões. As proteínas, presentes no leite, ovos, peixes e carnes também são importantes porque são utilizadas na formação da queratina.



Queda: Perguntas e Respostas

- A lavagem freqüente dos cabelos aumenta a queda dos fios?

O processo de lavagem pode gerar algum tipo de desgaste mecânico, podendo aumentar a queda devido à quebra. Mas este desgaste geralmente é menor do que aquele gerado durante outros tratamentos de beleza  como escova, chapinha ou descoloração dos cabelos.


- O aumento do uso de cremes e condicionadores aumenta a queda dos fios?

Não, pelo contrário, o uso de condicionador e de creme para pentear específicos para reduzir a queda do cabelo devido à quebra, proporciona bons resultados.


- Como identificar/diferenciar a queda desde a raiz e a queda por quebra?

Quando a queda do cabelo é devido à quebra, a quebra acontece na largura do fio do cabelo e não desde o nascimento da raiz. Portanto, observando os fios que caíram você pode saber se a queda foi devido à quebra ou não: se for possível encontrar a raiz de um cabelo que caiu, o motivo da queda não foi quebra.


- Quais tipos de cabelos apresentam maior propensão à queda por quebra?

Os cabelos mais propensos são aqueles que sofrem danos mecânicos como: uso de chapinha, secador, tintura, descoloração.



Pronto florzinhas! Esse é todo o material que tenho da Unilever sobre queda de cabelo, gostaram? Muito informativo, né? Mas ainda tem mais  material, com outros temas referentes a cuidados com os cabelos,  que depois posto por aqui, claro! Quem quiser receber o material  completo sobre queda e/ou sobre caspas (que postei aqui) por e-mail, fala comigo através da área de contato do blog que envio! Bjoks!

6 comentários:

  1. Boa tarde, tudo bem?
    Adorei o post com as dicas e o conteúdo do seu blog :)
    Dá uma passadinha lá no meu cantinho e da minha amiga, postei sobre casas incríveis em montanhas!
    Um beijo e boa terça-feira!
    Thaís Santos, Equipe Love Me.

    ResponderExcluir
  2. Mais informações preciosas! Adoooro!
    Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Adorei esse material da Unilever! Me tirou várias dúvidas! Em breve tem mais!! Bjoks

      Excluir
  3. que ótimo! nossa, um post super sério e necessário.
    flor, adorei o blog, já sou sua seguidora aliás. te convido para conhecer e se gostar, seguir também, em breve teremos um super sorteio.

    http://shakespearedebatom.blogspot.com.br/

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  4. Nossa,eu tava com uma super queda capilar,e realmente os fatores são muitos,tanto emocionais como carência de algumas vitaminas...Adorei a sua postagem,as informações são preciosas!!
    Há eu não esqueci do selinho em breve irei postar..beijinhos no coração e ótima sexta flor!!
    http://fabisilvaleuck.blogspot.com
    https://www.facebook.com/fabileuck

    ResponderExcluir
  5. Obrigada florzinhas! Realmente esse material é cheio de informações valiosas, obrigado a TRESemmé que o forneceu e a Unilever que reuniu tds essas informações! Bjoks!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar, sua opinião é muito importante! Bjoks!