terça-feira, 27 de março de 2012

Queda do cabelo - Parte 02

Olá flores! Ontem comecei a compartilhar o material que fala sobre queda de cabelo da Unilever que a TRESemmé me enviou há um tempinho atrás. Hoje venho com a segunda parte desse material, que agora fala sobre queda causada por algumas doença, a importância da nutrição em relação a força capilar e tira algumas dúvidas comuns em relação a queda de cabelo, vamos lá?




Queda dos Cabelos – Causas: 


Queda ocasionada por doença acidental:

A calvície acontece quando a taxa de queda de cabelos é superior ao normal e não há a reposição dos fios de cabelo e pode se manifestar de basicamente três maneiras:

- Androgênica: Existem folículos que estão geneticamente pré-programados para deixar de gerar cabelo e este mecanismo é ativado pela influência do hormônio masculino DHT (Dihidrotestosterona). Nos homens, esses folículos ficam concentrados em áreas definidas, gerando um padrão e, nas mulheres, eles ficam espalhados por toda a cabeça.

- Difusa: Este nome se dá porque os folículos que perdem o fio de cabelo estão espalhados por toda a cabeça (não estão concentrados em áreas específicas). Os motivos podem ser muitos: algumas drogas, como as usadas para quimioterapia; stress; alimentação deficiente; febre alta; período pós-parto. Nestes casos, a queda pára quando o “motivo” desaparece.

- Areata: Apenas uma parte do cabelo cai repentinamente sem motivo. A causa ainda não está clara entre os especialistas, mas quase sempre o cabelo volta a crescer sem efetuar nenhum tratamento.



Nutrição


Uma dieta balanceada, além de beneficiar o corpo, fortalece e deixa o cabelo mais bonito. Cabelo fraco e com aspecto danificado pode muitas vezes estar relacionado a uma dieta pobre em nutrientes. Quando a raiz do cabelo perde nutrientes e minerais essenciais por algum tempo, o fio pode ficar mais fino e até mesmo cair. As principais vitaminas para um cabelo saudável são a vitamina A (encontrada na cenoura, mamão, laranja, etc); a vitamina E, presente em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, girassol, etc); e a vitamina B12, encontrada em carnes vermelhas e no ovo. Entre os minerais que melhoram a qualidade e a aparência dos cabelos destacam-se o zinco, encontrado em frutos do mar, carnes vermelhas, aves, etc; o magnésio, presente no chocolate (pausa para um VIVA! \o/ rsrs), aveia e cereais integrais; e o ferro, disponível em carnes vermelhas, verduras de folhas escuras e feijões. As proteínas, presentes no leite, ovos, peixes e carnes também são importantes porque são utilizadas na formação da queratina.



Queda: Perguntas e Respostas

- A lavagem freqüente dos cabelos aumenta a queda dos fios?

O processo de lavagem pode gerar algum tipo de desgaste mecânico, podendo aumentar a queda devido à quebra. Mas este desgaste geralmente é menor do que aquele gerado durante outros tratamentos de beleza  como escova, chapinha ou descoloração dos cabelos.


- O aumento do uso de cremes e condicionadores aumenta a queda dos fios?

Não, pelo contrário, o uso de condicionador e de creme para pentear específicos para reduzir a queda do cabelo devido à quebra, proporciona bons resultados.


- Como identificar/diferenciar a queda desde a raiz e a queda por quebra?

Quando a queda do cabelo é devido à quebra, a quebra acontece na largura do fio do cabelo e não desde o nascimento da raiz. Portanto, observando os fios que caíram você pode saber se a queda foi devido à quebra ou não: se for possível encontrar a raiz de um cabelo que caiu, o motivo da queda não foi quebra.


- Quais tipos de cabelos apresentam maior propensão à queda por quebra?

Os cabelos mais propensos são aqueles que sofrem danos mecânicos como: uso de chapinha, secador, tintura, descoloração.



Pronto florzinhas! Esse é todo o material que tenho da Unilever sobre queda de cabelo, gostaram? Muito informativo, né? Mas ainda tem mais  material, com outros temas referentes a cuidados com os cabelos,  que depois posto por aqui, claro! Quem quiser receber o material  completo sobre queda e/ou sobre caspas (que postei aqui) por e-mail, fala comigo através da área de contato do blog que envio! Bjoks!

7 comentários:

  1. Boa tarde, tudo bem?
    Adorei o post com as dicas e o conteúdo do seu blog :)
    Dá uma passadinha lá no meu cantinho e da minha amiga, postei sobre casas incríveis em montanhas!
    Um beijo e boa terça-feira!
    Thaís Santos, Equipe Love Me.

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  2. Muito obrigada pelo carinho!
    Espero você de volte sempre lá no blog.
    Assim que as coisas acalmarem volto com tempo.
    Um beijo!

    Silvia!

    http://femininaevaidosa.blogspot.com

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  3. Mais informações preciosas! Adoooro!
    Beijao!

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    1. Não é? Adorei esse material da Unilever! Me tirou várias dúvidas! Em breve tem mais!! Bjoks

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  4. que ótimo! nossa, um post super sério e necessário.
    flor, adorei o blog, já sou sua seguidora aliás. te convido para conhecer e se gostar, seguir também, em breve teremos um super sorteio.

    http://shakespearedebatom.blogspot.com.br/

    beijo beijo

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  5. Nossa,eu tava com uma super queda capilar,e realmente os fatores são muitos,tanto emocionais como carência de algumas vitaminas...Adorei a sua postagem,as informações são preciosas!!
    Há eu não esqueci do selinho em breve irei postar..beijinhos no coração e ótima sexta flor!!
    http://fabisilvaleuck.blogspot.com
    https://www.facebook.com/fabileuck

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  6. Obrigada florzinhas! Realmente esse material é cheio de informações valiosas, obrigado a TRESemmé que o forneceu e a Unilever que reuniu tds essas informações! Bjoks!

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Obrigada por participar, sua opinião é muito importante! Bjoks!