terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Caspa - 10 mitos desvendados

Boa tarde flores! Hoje eu percebi que nunca fiz uma postagem sobre cabelos e procurei um assunto para tratar por aqui. Na verdade hoje o assunto é mais sobre o couro cabeludo mesmo, mas enfim, reflete na saúde e aspecto dos fios: caspa. Entrei em contato com a TRESemmé há alguns dias para tirar algumas dúvidas e a equipe me mandou um material ótimo da Unilever sobre cuidados com os cabelos e hoje venho compartilhar um pedacinho dele com vocês. Não dá para colocar tudo de vez, pois tem muita coisa, mas aos poucos vou postando por aqui, ok? Vamos ao tema de hoje: Caspa - Mitos e Verdades.


MITO 1 - A caspa só aparece no inverno?
Não, a caspa pode ocorrer durante todo o ano e não existe nenhum estudo comprovando seu agravamento no inverno. Por esse motivo, é importante manter o uso contínuo dos produtos anticaspa, já que essa condição pode ocorrer o ano todo, inclusive no verão. Entretanto, alguns hábitos que adotamos na estação de frio podem contribuir para o aparecimento da caspa. Por exemplo, diminuindo a frequência da lavagem dos cabelos, pode-se aumentar o sebo no couro cabeludo, favorecendo o aparecimento da caspa. Outro fator são os banhos mais quentes, que ressecam o couro cabeludo, provocando uma descamação que dá origem à caspa

MITO 2 - A caspa é mais comum em quem tem cabelos escuros do que em quem tem cabelos claros?
Até hoje, não existe nenhum estudo científico comprovando que um tipo de cabelo seja mais suscetível à caspa do que outro. O que acontece é que a caspa normalmente é mais visível nos cabelos escuros.

MITO 3 - Lavar a cabeça mais vezes ajuda a eliminar a caspa?
Não, muito pelo contrário, pode até agravar o problema. O excesso de lavagens pode irritar o couro cabeludo, causando mais coceira e desconforto.

MITO 4 - Esfregar a cabeça com força elimina a caspa?
Estimular demais o couro cabeludo só causa mais descamação, fazendo com que o número de pontos brancos visíveis aumente.

MITO 5 - Deve-se alternar o uso de anticaspas com produtos comuns?
Não. Para tratar a caspa, é preciso substituir o shampoo normal pelo anticaspa em todas as lavagens do cabelo, ou seja, o uso deve ser contínuo. Isso porque a alternância com shampoos comuns diminui a eficácia do agente anticaspa. Entretanto, não é necessário lavar os cabelos mais vezes do que o habitual.

MITO 6 - É só usar o anticaspa algumas vezes para se livrar do problema?
Não. Pessoas com tendência ao aparecimento da caspa devem controlar o problema com o uso contínuo o anticaspa. Sem a ação do ingrediente anticaspa presente exclusivamente nas fórmulas dos shampoos específicos para este tratamento, a caspa volta a aparecer.

MITO 7 - Deixar de usar condicionador é uma solução?
Não, isso só deixa os fios ressecados. O condicionador anticaspa usado adequadamente pode ser um ótimo aliado para eliminar a caspa com eficiência e ainda manter os fios saudáveis e bonitos.

MITO 8 - Os shampoos anticaspa ressecam os fios?
Não. Assim como um shampoo comum, todos os anticaspas de qualidade apresentam propriedades condicionantes que ajudam a combater o ressecamento dos fios. Antes de mais nada, é importante escolher o shampoo anticaspa de acordo com a condição do seu couro cabeludo. Quem tem couro cabeludo oleoso deve selecionar um shampoo específico. 

MITO 9 - Soluções caseiras, como o uso do limão, eliminam a caspa?
Não, e muitas delas podem ainda agravar o problema. Até hoje, não existe comprovação científica a respeito da eficácia dos métodos caseiros para solucionar a caspa.

MITO 10 - Só homens têm caspa?
Não, mulheres também podem apresentar caspa. Entretanto, o homem é mais propenso a ter uma maior produção de sebo em suas glândulas e também possui um couro cabeludo mais frágil, condições essas que favorecem o aparecimento de caspa.


Gostaria de agradecer a TRESemmé pelo material. Esse texto é original do material da Unilever, qualquer dúvida entrem em contato com a empresa, ou deixem comentários para que eu possa encaminhar suas dúvidas para a mesma.

E aí, gostaram? Tiraram suas dúvidas? Participem... comentem!

11 comentários:

  1. Tirou muitas dúvidas...adorei!

    Beijos

    http://oblogpluralidades.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Menina, este post foi muito valioso. Tinha muita coisa aí que já tinham me falado que era tiro e queda!
    Adorei!
    Já estou seguindo viu, querida!
    Beijos!

    http://zapatariabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Violeta Vialle olá conterrânea =]
    Tem quase certeza que vende na Bel Salvador,tem uma no shopping Salvador..
    obg estou seguindo o teu tb =]

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog, já estou seguindo aqui e no twitter!
    Adorei as dicas!

    Super beeijos =*
    Blog Momentos de Beleza

    ResponderExcluir
  5. Oi flor..adorei as dicas do post,é muito importante saber cuidar da saúde dos cabelos =D
    Adorei o blog e já me tornei seguidora,passa lá em Coisas De Mulher e participe também do meu espaço,bjos flor até!!
    http://fabisilvaleuck.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa dica, lindo blog, ja estou seguindo, quando tiver um tempinho me faça uma visita depois, bjks
    http://cmari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. nossa caspa realmente é um problema que odiamos né?
    hahhaha
    adorei o blog, e estou seguindo!
    www.itsessence.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ólá flor..adorei o post...eu já sofri uma vez com caspa...mas usando um shampoo especifico e tomando alguns cuidados sai tudinho..

    sucesso flor!

    ResponderExcluir
  9. Olá flor, seguindo seu cantinho, amei a dica, sucesso pra vc, viu? Bjks
    http://cmari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor, vim conhecer seu cantinho e retribuir o carinho lá no
    M.A.M!!! Adorei sua visitinha e espero vê-la mais vezes por lá!
    Adorei o seu cantinho...bem feitinho,tudo muito lindo e é claro q já estou seguindo! Sempre q puder,estarei por aqui dando meus "pitacos",ok?!

    Adorei o post sobre caspa...bem escrito e tudo bem explicadinho, e com embasamento técnico de uma empresa especializada...tudo de bom! parabéns pelo blog e pela matéria!
    bjão!

    ResponderExcluir
  11. Realmente a caspa é um problema sério e muito constrangedor, principalmente para quem tem e ainda por cima gosta de usar roupas escuras.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar, sua opinião é muito importante! Bjoks!